Rua Mogimirim, 91 - Rio de Janeiro - RJ 21 99100-6358 21 2585-5525 21 2112-5744

Aparalixo

aparalixo

ESTRUTURA DE PROTEÇÃO PARA PEDESTRES E VEÍCULOS

O aparalixo é composto por estruturas tubulares mistas (andaimes), compostas de quadros de encaixe rápido, tubos, braçadeiras, treliças tipo escada, vigas metálicas e pranchõesou placas de compensado. São montados e fixados nas entradas de prédios ou construções, constituindo assim uma estrutura de proteção para pedestres e veículos que circulam próximo a estas áreas.

O aparalixo é uma solução muito utilizada nas regiões urbanas em edifícios onde estão sendo executadas restaurações ou pintura de fachadas, pois em função da grande versatilidade dos equipamentos, pode-se projetar estruturas que se adequam integralmente às características de cada local em construção ou manutenção.

O andaime aparalixo possui apoios ajustáveis e alturas variáveis, podem ser instalados, inclusive, em ruas em declive. A fixação pode ser feita com tubos e braçadeiras, aproveitando–se eventuais reentrâncias nas fachadas, com estroncamento em beirais e janelas; ou ainda, na ausência destes, com o uso de parabolts em superfícies de concreto.

O revestimento das superfícies de proteção deve ser projetado com base no serviço a ser executado, considerando que no caso da possibilidade de queda de detritos pesados, a superfície de proteção deva ser mais resistente e preparada para as cargas irá suportar. A utilização de pranchões e vigas metálicas é bastante indicada nestes casos. Já em casos de detritos menores, outros materiais podem ser utilizados como, por exemplo, as chapas de zinco e as folhas de compensado, desde que tudo seja feito obedecendo a NR-18, que exige a intervenção de um profissional legalmente habilitado para avaliação das cargas atuantes e as resistências dos materiais.

Solicite um orçamento