Rua Mogimirim, 91 - Rio de Janeiro - RJ 21 99100-6358 21 2585-5525 21 2112-5744

Andaime Tubular: O que é?

Gostou? compartilhe!

Andaime Tubular: O que é?

O andaime tubular, ou andaime fachadeiro, foi criado para garantir  o ir e vir em segurança dos trabalhadores. Ele também possibilita um amplo e fácil acesso dos operários às fachadas, é fácil manuseio e rápida montagem. Este andaime é essencial na área da construção civil graças à execução de serviços em fachadas e lugares elevados.

O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE ANDAIME TUBULAR?

Este equipamento é muito utilizado na alvenaria, acabamento, manutenção industrial e predial onde o objetivo é ir alto. Além disso, o andaime tubular também é importante na pintura e revestimento de fachadas, reformas e na montagem de eventos.

Ele possui componentes verticais conhecidos como quadros verticais e componentes horizontais de apoio e proteção. Estes são os pisos metálicos que garantem o apoio e a proteção fica por conta dos guarda corpos e rodapés. O andaime tubular permite uma fácil e segura circulação devido as suas dimensões, o que facilita a colocação das telas de proteção. Mas não pensem que as telas de proteção são apenas formalidades, elas são exigidas pelas normas de segurança.

Não devemos esquecer que é obrigatório o uso de andaimes tubular em obras com mais de 4 metros do solo. Portanto, está obrigatoriedade faz com que o andaime tubular, certamente, seja a mais viável escolha em função de suas características.

 

ANDAIME FACHADEIRO NA FIXO EQUIPAMENTOS

Na FIXO Equipamentos os pisos metálicos dos andaimes possuem superfície antiderrapante e são fixados de modo seguro e resistente. Os guarda-corpos são testados e aptos a suportar os esforços dos operários no apoio lateral. A norma NR-18 estabelece a colocação de dois guarda corpos com distâncias de 0,70 metros e 1,20 metros do chão, respectivamente. Os rodapés tem altura mínima de 0,20 metros e são colocados em todo perímetro do andaime.

O andaime tubular, ou fachadeiro é uma estrutura de encaixe com montagem rápida e segura. Os quadros verticais são contraventados por diagonais em “x”, de modo que o conjunto formado por dois quadros, duas diagonais, piso metálico, rodapé e dois guarda corpos compõe um módulo.

Então, o andaime, assim como os demais equipamentos, deve ser calculado por um profissional legalmente habilitado, de forma que nos projetos executados sejam considerados todos os esforços atuantes, tais como: quantidade de níveis de trabalho, quantidade de amarrações por metro quadrado de fachada, carga nos postes, número de diagonais por nível de trabalho e eventuais sobrecargas que possam ocorrer em decorrência da atividade a ser realizada.

Portanto, na FIXO Equipamentos além de você encontrar as melhores soluções para suas obras, você encontra os melhores equipamentos, respeitando as normas de segurança e garantindo eficiência e praticidade. Saiba mais sobre nossos produtos aqui!

 



Gostou? compartilhe!