Rua Mogimirim, 91 - Rio de Janeiro - RJ 21 99100-6358 21 2585-5525 21 2112-5744

Principais erros cometidos durante a montagem de andaimes

Gostou? compartilhe!

Principais erros cometidos durante a montagem de andaimes

Os andaimes, estruturas montadas para dar suporte a algum lugar ou escorar algo, possuem variados tipos como: fachadeiro, suspensos ou multidirecionais. A instalação e todo o processo de montagem dos andaimes, devem ser acompanhados por um profissional habilitado, seguindo sempre as normas exigidas pela NR- 18 e da NBR 6.494, regras que trazem informações sobre o uso, montagem dos equipamentos e posicionamento.

Nos casos de andaimes móveis, há um conjunto de rodízios que devem respeitar a mesma restrição estabelecida pela norma e ainda tomar cuidado para que a altura do andaime não seja maior que 4 vezes a menor dimensão da base do andaime.  É necessário que os rodízios não tenham um diâmetro menor que 13 centímetros e devem obrigatoriamente conter trava.

A montagem de andaimes requer atenção principalmente em suas condições de apoio e fixação. Em todos os casos, as normas brasileiras obrigam que o local de apoio ou fixação esteja projetado para resistir 3 vezes além do que o esforço atuante no local.

Não se pode montar andaimes sujos de graxa, óleos e outros materiais, bem como aglomerados de materiais no piso do mesmo, que possam causar acidentes. São detalhes pequenos, mas que fazem toda a diferença.

Todos os projetos envolvendo a utilização de andaimes devem mostrar neles as cargas máximas de trabalho. É importante ficar bem atento para a distribuição de modo uniforme dessa carga sob a plataforma, de modo que, a circulação das pessoas não seja prejudicada.

4 PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS DURANTE A MONTAGEM DE ANDAIMES

1- Improvisar: Essa é a principal causa de acidentes. A improvisação e a falta de cuidados na utilização dos equipamentos pode gerar acidentes graves.

2- Piso sem proteção: O piso dos andaimes devem ser nivelados e fixados de modo seguro e resistente, conter forração completa e antiderrapante. Na utilização do piso de madeira, deve ser usado material de boa qualidade, que não contenha nós e rachaduras. A madeira não poderá ser pintada, para não esconder imperfeições.

3-  Utilização inadequada de outros elementos sobre a plataforma: É extremamente proibido utilizar de escadas ou outros equipamentos que auxiliem a acessar pontos mais altos da construção sob o andaime. Caso seja necessário, o melhor a se fazer é aumentar a altura do andaime ou averiguar a possibilidade da utilização de outro equipamento de trabalho em altura.

4- Descolamento de andaime com funcionários: É proibido, por lei, o deslocamento do andaime utilizado, quando trabalhadores estiverem sobre o mesmo. Os trabalhadores  devem estar seguros para a circulação do equipamento, para que não ocorra nenhum acidente.

 Só a empresa responsável e autorizada poderá realizar modificações, caso seja necessário. A FIXO Equipamentos realiza um treinamento para todos os trabalhadores que forem manusear os equipamentos locados. 



Gostou? compartilhe!