Rua Mogimirim, 91 - Rio de Janeiro - RJ 21 99100-6358 21 2585-5525 21 2112-5744

Escoramento

ESCORAMENTO MAIS TRADICIONAL E MAIS UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A escora metálica é o escoramento mais tradicional e mais utilizado na construção civil. Veio num primeiro momento para substituir o caibro 3”x3” (3 por 3 polegadas), também conhecido popularmente por “perna de três”. Posteriormente, o escoramentoveio compor com as torres tubulares de encaixe rápido os jogos de escoras metálicas para lajes de edifícios e também os reescoramentos das lajes já concretadas.

O escoramento varia basicamente em função de suas medidas, altura de trabalho e capacidade de carga. É composto por dois tubos de diâmetros diferentes que se encaixam telescopicamente para se ajustarem conforme a altura a ser atingida. O tubo mais fino, também chamado de “flauta”, por ter furação a cada 15cm (quinze centímetros) é responsável pelo ajuste grosso da altura; o tubo com diâmetro maior, possui uma placa de base na parte inferior apoiada no solo e um copo com rosca na parte superior que se une com a flauta. Esse copo com rosca é responsável pelo milimétrico da altura da escora.

As torres tubulares de encaixe rápido são compostas por quadros tubulares verticais contraventados por diagonais em “x”, assim o conjunto formado por dois quadros e duas diagonais compõe um módulo da torre de escoramento. Todo projeto de escoramento deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado conforme estabelece a NR-18.

Solicite um orçamento