Sede Própria - Rua Mogi Mirim, 104 e 108 - Rio de Janeiro - RJ 21 96657-6502 21 99100-9608 21 99100-8433 21 2585-5525 21 2112-5744

Andaimes: Dicas, modelos e normas

Gostou? compartilhe!

Andaimes: Dicas, modelos e normas

Saiba mais sobre Andaimes: Dicas, modelos e normas

Os andaimes são estruturas indispensáveis na construção civil, seja na pintura, na demolição, na reforma ou na manutenção. Em locais mais altos, os andaimes, auxiliam nas estruturas de caráter provisório que são usadas para executar serviços em altura, trazendo mais segurança e organização para a obra. A principal função de uma estrutura composta por andaimes é a de fornecer o acesso às áreas mais elevadas e servir como plataforma, criando uma área de trabalho com maior mobilidade e impactando diretamente a produtividade da obra.

As principais normas que tratam dos andaimes são a ABNT 6494 e a NR 18. A Norma Regulamentadora do Trabalho e Emprego (NR 18) define que, no dimensionamento de andaimes, as estruturas de sustentação e fixação devem ser realizadas por profissionais legalmente habilitados e devem ser projetadas e construídas de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estão sujeitas.

A norma determina, também, alguns critérios para os locais de instalação: solo antiderrapante, nivelado e com forração completa. É obrigatório que os andaimes possuam rodapé e sistema de guarda-corpo. As escadas de acesso também são importantes para que o trabalhador tenha mais segurança ao subir e descer do andaime, sem precisar escalar sua própria estrutura.

5 dicas importantes na hora de alugar seu andaime:

  1. Certifique-se da condição do andaimeNa hora de locar, peça seu funcionário mais experiente para checar cada peça. Mesmo na pressa de concluir sua obra, nunca faça adaptações nos andaimes alugados.
  2. Leia o manual de instruções: Para ter a segurança completa, leia o manual de instruções e capacite seus operários no manuseio do equipamento.
  3. Restrinja o acesso ao andaime: Somente os operários capacitados devem trabalhar com o andaime. Para se certificar disso, é interessante repassar com eles os cuidados que deverão ter antes do início do uso. Aqueles que não souberem as normas de segurança devem ser proibidos de acessar o andaime.
  4. Verifique o local da montagem: Onde o andaime deve ser montado sobre uma superfície plana para evitar desníveis, que podem resultar em quedas. Também não é recomendado montá-los em superfícies muito lisas, pois, nesses casos, ele não firmará muito bem no chão.
  5. Não guarde objetos desnecessários em cima do andaime: A desorganização é uma das principais causas de acidente nas obras. Assim, deixe somente o estritamente necessário no andaime para evitar a queda dos objetos e o desequilíbrio dos usuários do equipamento.

ALUGUEL DE ANDAIMES NA FIXO EQUIPAMENTOS

Quando se aluga um andaime, além de escolher fornecedores confiáveis é preciso conhecer bem as peças para realizar a montagem de forma correta e segura. Na FIXO você encontra o andaime fachadeiro (ou tubular) onde os pisos metálicos dos andaimes possuem superfície antiderrapante e são fixados de modo seguro e resistente. Os guarda corpos são testados e aptos a suportar os esforços dos operários no apoio lateral. A norma nr-18 estabelece a colocação de dois guarda corpos com distâncias de 0,70 metros e 1,20 metros do chão, respectivamente. Os rodapés tem altura mínima de 0,20 metros e são colocados em todo perímetro do andaime.

O andaime fachadeiro é uma estrutura de encaixe com montagem rápida e segura. Os quadros verticais são contraventados por diagonais em “x”, de modo que o conjunto formado por dois quadros, duas diagonais, piso metálico, rodapé e dois guarda corpos compõe um módulo.

Na FIXO Equipamentos além de você encontrar as melhores soluções para suas obras, você encontra os melhores equipamentos, respeitando as normas de segurança e garantindo eficiência e praticidade. 



Gostou? compartilhe!

WhatsApp 1
WhatsApp 2
WhatsApp 3
chamar no WhatsApp
Fixo Equipamentos A melhor solução de acesso para a sua obra! www.fixoequipamentos.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×