Sede Própria - Rua Mogi Mirim, 104 e 108 - Rio de Janeiro - RJ 21 96657-6502 21 99100-9608 21 99100-8433 21 2585-5525 21 2112-5744

As vantagens do andaime sobre a escada

Gostou? compartilhe!

As vantagens do andaime sobre a escada

Saiba mais sobre As vantagens do andaime sobre a escada

O andaime (tubular ou fachadeiro) é um equipamento largamente utilizado na construção civil para a execução de serviços nas fachadas dos edifícios em construção, manutenção ou reforma. Permite movimentação fácil e segura dos operários nos diversos níveis de trabalho e facilita a colocação das telas de proteção exigidas pelas normas de segurança vigentes.

Já as escadas,muito utilizadas na construção de edifícios, são na maioria das vezes confeccionadas em madeira. Com isso, as escadas de mão, exigem um cuidado muito maior em sua confecção como: Utilizar somente madeira de boa qualidade, completamente seca, sem nós e rachaduras que venham a comprometer sua estabilidade e os montantes, que serão tocados pelas mãos dos trabalhadores, devem ser lixados de maneira a não provocar ferimentos por farpas, rebarbas ou imperfeições, os degraus devem ser dotados de sistema antiderrapante – chanfros, fitas adesivas antiderrapantes, ranhuras, réguas, frisos, entre outros – para evitar que o trabalhador escorregue e além disso, a escada não deve ser pintada com tinta que encubra nós, rachaduras e eventuais defeitos da madeira.

VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE ANDAIMES EM REFORMAS E CONSTRUÇÃO

Apesar de terem a função de possibilitar deslocamentos e acesso de pessoas e materiais de um ponto a outro de uma obra para a execução de serviços, tanto em distância como em altura, as escadas e os andaimes são bem diferentes em sua composição.

O andaime fachadeiro apresenta um ótimo rendimento por conta da sua versatilidade em função do alcance da plataforma de trabalho e da facilidade de montagem. Além desta característica positiva, o andaime ainda conta com um sistema de travamento em “X”, com encaixes simples e firmes – o que garante segurança na execução dos trabalhos.

Este tipo de serviço também utiliza acessórios importantes para ampliar ainda mais a segurança, tais como sapatas fixas e reajustáveis, guarda corpo NR-18, elemento horizontal e piso metálico.

Também integra o sistema de segurança dos andaimes fachadeiros a utilização de escadas incorporadas a sua própria estrutura ou por meio de torre de acesso. Alguns contam com proteção com tela de arame galvanizado ou material de resistência e durabilidade equivalentes

O andaime fachadeiro é o equipamento ideal para a execução de serviços como reformas, restauração e limpeza, entre outros. É bastante utilizada em fachadas de prédios, imóveis comerciais, residências e locais históricos.

As escadas de mão devem ter seu uso restrito para acessos provisórios e serviços de pequeno porte. E mantém algumas restrições como: Proibição do uso de escada de mão com montante único, proibição do uso de escada de mão junto a redes e equipamentos elétricos desprotegidos, proibição de colocar escadas de mão nas proximidades de abertura e vãos e a proibição do uso de escada de mão onde houver risco de queda de objetos e materiais.



Gostou? compartilhe!

WhatsApp 1
WhatsApp 2
WhatsApp 3
chamar no WhatsApp
Fixo Equipamentos A melhor solução de acesso para a sua obra! www.fixoequipamentos.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×