Sede Própria - Rua Mogi Mirim, 104 e 108 - Rio de Janeiro - RJ 21 96657-6502 21 99100-9608 21 99100-8433 21 2585-5525 21 2112-5744

Balancim na construção civil

Gostou? compartilhe!

Balancim na construção civil

Saiba mais sobre Balancim na construção civil

Balancim tem como sua função na construção civil, a de ser uma plataforma de suspensão utilizada para trabalhos de construção e manutenção em fachadas de edifícios. Eles nada mais são do que andaimes suspensos, que podem ser elétricos ou manuais, bastante utilizados na construção civil para reformas, limpezas, acabamentos de fachadas e outros reparos.Apesar de ser muito conhecido pelos profissionais do setor, o balancim demanda certas precauções para sua perfeita utilização.

Existem três tipos de balancim, cada um voltado para um tipo de serviço. Conheça quais são eles:

Balancim elétrico: Utilizado em trabalhos de construção em geral, esse tipo de balancim é composto por vigas metálicas de sustentação, cabos de aço e estrutura da plataforma de trabalho, com piso antiderrapante. Sua movimentação vertical é feita por 2 ou 3 guinchos motorizados instalados nas cabeceiras.

Ele é usado para pintura e revestimento de fachadas, instalação de dutos e tubulações, obras de reformas em geral, manutenções prediais, industriais e residenciais e montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas.

Sua maior vantagem é a produtividade dos operadores, que se deslocam rapidamente e com segurança enquanto trabalham. Além disso, ele é muito versátil e pode ser acionado manualmente em caso de falta de energia.

Balancim Leve Passante: O balancim manual ou “cabo passante” é muito leve e prático de montar. Sua movimentação é feita através de manivelas acionadas pelo operador. Suas plataformas modulares permitem a montagem em formato de “L”, como na imagem.

Ele é utilizado para reformas e manutenções em fachadas, acabamentos, lavagem, instalação de dutos e tubulações, colocação de vidros em edifícios, obras em geral e montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas.

Ele é muito seguro e fácil de operar, proporcionando praticidade, conforto e segurança ao operário. Seu sistema trava-quedas automático utiliza cabo de aço independente do sistema de tração.

Balancim individual: A chamada “cadeirinha” é utilizada para deslocamentos rápidos e de simples manuseios. Para seu integral funcionamento, é preciso total atenção às regras de segurança.

Utilizado principalmente em locais de difícil acesso, o balancim individual tem capacidade de até 120 kg. Sua fixação é feita através de ganchos, vigas ou sistemas contra-peso.

TIPOS DE BALANCIM NA FIXO

Na FIXO Equipamentos, dispomos de balancins elétricos (JAHU), manuais (cabo passante) e individuais (também chamados de cadeiras suspensas). No caso dos balancins elétricos e manuais, diferentemente dos balancins antigos, o cabo de aço não se armazena no tambor, proporcionando esforço uniforme do operador do início ao fim dos trabalhos, com consequente aumento de produtividade.

Todos os tipos de balancins devem estar de acordo com as principais normas de segurança (NR-18 e NBR-6494). Na FIXO Equipamentos, os balancins são testados e certificados por órgãos técnicos de credibilidade e reputação, como IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP – São Paulo e UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Conheça mais sobre nossos produtos para venda e locação. Entre em contato!



Gostou? compartilhe!

WhatsApp 1
WhatsApp 2
WhatsApp 3
chamar no WhatsApp
Fixo Equipamentos A melhor solução de acesso para a sua obra! www.fixoequipamentos.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×