Sede Própria - Rua Mogi Mirim, 104 e 108 - Rio de Janeiro - RJ 21 96657-6502 21 99100-9608 21 99100-8433 21 2585-5525 21 2112-5744

Engenharia civil como está o mercado atual?

Gostou? compartilhe!

Engenharia civil como está o mercado atual?

Saiba mais sobre Engenharia civil como está o mercado atual?

Devido à crise instalada no Brasil, vários campos do mercado de trabalho foram atingidos, principalmente na engenharia.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta uma taxa de desemprego de 12,3% no ano de 2017, e as perspectivas dentro do mercado de trabalho para o ano de 2018 permanecem desanimadoras para alguns setores.

Com o desaquecimento da economia, a queda dos investimentos e a paralisação de obras, o mercado da engenharia também se retraiu, mas especialistas apostam que problema é temporário.

Todos que se encontram nesse mercado estão preocupados, principalmente os jovens recém formados, que se encontram empregados, pelo fato de que as empresas, em tempos de crise, além de não contratarem, quando vão demitir, optam por demitirem os mais novos, com menos tempo de casa e preferem manter os funcionários mais antigos e de confiança.

Apesar desse quadro, as tendências para a Engenharia Civil são um pouco mais animadoras: de acordo com o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, os investimentos na indústria da construção têm aumentado bastante desde o final de 2016, em comparação aos anos anteriores.

A FNE – Federação Nacional de Engenheiros também está atenta às novas perspectivas para o mercado da Engenharia Civil, onde divulgou dados recentes confirmando que as avaliações para 2018 são bem mais otimistas do que as dos últimos dois anos.

Além dos novos investimentos por parte de grandes construtoras e da considerável redução da inflação, as novas tecnologias favorecem – e muito – o mercado para os Engenheiros Civis.

ALGUMAS DAS TECNOLOGIAS QUE MAIS ATUAM NA RETOMADA DO CRESCIMENTO DA ENGENHARIA CIVIL SÃO:

As impressoras 3D que fazem cada vez mais sucesso e são a cara do futuro. Na Engenharia Civil, as impressoras 3D têm ganhado cada vez mais espaço, principalmente após a criação do conceito de Contour Crafting (Construção por Contornos).

Nesse segmento, uma impressora 3D de grandes dimensões é capaz de levantar prédios somente com a programação do Engenheiro e reduzindo a produção de detritos.

Temos também o concreto sustentável onde toda a noção de sustentabilidade é aliada a um Engenheiro Civil antenado nas novas tendências. O conceito de concreto sustentável está sendo cada vez mais difundido e vêm dando muito certo nos novos projetos.

Produzido a partir de sobras de construções e de resíduos de outros materiais, o concreto sustentável é tão eficaz quanto o convencional, mas com uma significativa redução da poluição e do desperdício.

Os tijolos ecológicos da mesma forma que o concreto sustentável, são inovadores e econômicos, além de possuírem um assentamento mais prático. Investir nessa nova tendência é o caminho certo para um profissional dinâmico.

Se você é Engenheiro Civil e está buscando uma recolocação no mercado de trabalho, atente-se às novidades tecnológicas que vêm chegando para otimizar a indústria da construção.

Para aproveitar essa nova abertura profissional, lembre-se que, em tempos de crise, a disputa por profissionais é ainda mais acirrada, por isso, para conseguir ser visto e reconhecido, você precisa estar sempre atualizado e disposto a trazer verdadeiras inovações para a área.

Venha conferir mais dicas como esta, acesse o Blog da Fixo e aproveite para conhecer nossos produtos e soluções!



Gostou? compartilhe!

WhatsApp 1
WhatsApp 2
WhatsApp 3
chamar no WhatsApp
Fixo Equipamentos A melhor solução de acesso para a sua obra! www.fixoequipamentos.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×