Sede Própria - Rua Mogi Mirim, 104 e 108 - Rio de Janeiro - RJ 21 96657-6502 21 99100-9608 21 99100-8433 21 2585-5525 21 2112-5744

Vistoria de obras: Qual sua importância?

Gostou? compartilhe!

Vistoria de obras: Qual sua importância?

Saiba mais sobre Vistoria de obras: Qual sua importância?

A vistoria de obras é exercida na construção civil com a característica de prevenção para sua obra – ou seja, busca verificar a qualidade e conformidade dos serviços antes que algum acidente, imprevisto ou problema possa vir a ocorrer.  A verificação da vistoria é imprescindível  para assegurar a construtora ou empreiteira de problemas que envolvem o cumprimento de regras do contrato e no projeto em si.

Mesmo com tamanha importância, muitas empresas e construtoras cometem o desleixo de deixar a vistoria de lado durante a realização das obras ou até mesmo na hora de entregar os imóveis aos clientes, dando visto para possíveis problemas sérios e graves no futuro em caso de não cumprimento das especificações acertadas em contrato.

Segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a vistoria de obras é a “constatação local de fatos, mediante observações criteriosas em um bem e nos elementos e condições que o constituem ou o influenciam”. Com isso, o primeiro objetivo das vistorias é assegurar o andamento dos trabalhos em campo para contactar possíveis erros antecipadamente, gerando relatórios conclusivos que servem de ponto de partida para futuras decisões.

Sempre que a vistoria de algum imóvel ou obra for realizada, é de suma importância que o profissional leve uma câmera fotográfica ou celular para deixar registrado todos os itens e casos encontradas através de imagens.

A vistoria de obras é, de fato, umas das partes mais importantes envolvidas no ato da construção em si.É com total apoio dela que conseguimos encontrar e solucionar, situação de conservação do imóvel (em imóveis mais antigos), se a entrega do imóvel está sendo feita de acordo com o que foi combinado no ato da compra (em imóveis novos, adquiridos na planta, por exemplo).

POR QUEM É REALIZADA A VISTORIA DE OBRAS?

A realização da vistoria de obras deve ser feita, necessariamente, por um arquiteto ou engenheiro civil, habilitado pelo CREA.

Esses profissionais possuem um olhar técnico e treinado para identificar e solucionar possíveis problemas, por exemplo: desnivelamento de pisos, janelas e portas, caimento incorreto nos ralos, entre outros.

Por isso é fundamental sempre buscar profissionais qualificados, para que o resultado seja o melhor, e alcance seus objetivos e expectativas.



Gostou? compartilhe!

WhatsApp 1
WhatsApp 2
WhatsApp 3
chamar no WhatsApp
Fixo Equipamentos A melhor solução de acesso para a sua obra! www.fixoequipamentos.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×